top of page
Buscar

Menalton Braff lança 'Pouso do Sossego'

  • Iano Gabriel
  • 18 de mar. de 2015
  • 2 min de leitura

carta.jpeg

O romancista e cronista de CartaCapital, vencedor do prêmio Jabuti, registra a passagem do tempo em novo romance, o segundo da trilogia 'Tempus Fugit'

É na mesma cidadezinha em que se passava a trama de Tapete de Silêncio que Menalton Braff decidiu localizar seu novo romance, Pouso do Sossego, segundo volume de sua trilogia Tempus Fugit. Apesar de a história se passar no mesmo local, desta vez quem protagoniza os acontecimentos é Lúcia, que volta após três anos à pequena cidade em que nasceu e cresceu para herdar o poder do seu influente pai.

“Quando terminei de escrever o primeiro romance, pensei: alguns meses só de existência das pessoas que fazem parte deste conflito não servem para dar a sensação da passagem do tempo, que era algo que me preocupava bastante”, explica o escritor sobre a ambientação da trilogia, que ajudam a ilustrar as transformações que a passagem do tempo implica.

Morador de Serrana, um município de aproximadamente 40 mil habitantes na região de Ribeirão Preto, Braff diz que utilizou sua convivência com esta e outras pequenas cidades para compor o seu romance. “Uma coisa que percebi, que sempre observei, é que as estruturas nessas cidades são praticamente as mesmas. Como se divide o poder, a economia, a posse dos bens, o usufruto dos benefícios da civilização, etc.”

As relações de confiança e poder se misturam e constroem uma rede de interesses e contatos próprias desses locais. “Numa cidade pequena, você toma cerveja no bar com o prefeito. Os vereadores são seus vizinhos. As pessoas, às vezes, se intrometem na vida das outras, para ajudar ou por pura maldade, mas se intrometem.”

Essas mudanças, segundo ele, podem ser pouco percebidas para quem está inserido nelas, mas, para quem as vê de fora, são menos sutis. “O passar do tempo, e o tempo da trilogia é tempus fugit, é praticamente imperceptível pra quem já convive em tal lugar, mas quem está fora, e eu mesmo voltei muitos anos depois pra uma das cidades em que morei, percebe muitas transformações. Há as transformações visíveis, como na urbanização, mas também invisíveis, quando se dão nas pessoas", conta. "As pessoas, com o tempo, se atualizam.”

Fonte: Carta Capital

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


DIVULGUE O SITE

Rádio POP - A POP do Brasil! © 2015. Todos os direitos reservados.

AO VIVO:

REDES SOCIAIS:

OUÇA NO CELULAR

www.RADIOPOP.org

A POP DO BRASIL!

bottom of page